terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Otome Kei


Otome kei é um estilo de moda japonesa confundido com Lolita, que também pode ser chamado de Cute kei, Cute Style ou Ojousama, é um daqueles estilos casuais que se encaixam entre os Aomoji Kei


Com estética  que lembra a dos lindos vestidos dos anos 60, Otome Kei é um estilo casual extremamente feminino e delicado.



Muitos dizem que otome é feminino de otaku, mas não é, pelo que pude entender. Otome significa donzela e kei estilo, ojousama seria algo como "pequena dama".


A grande vantagem é que esse estilo pode ser um dos mais próximos ao gosto ocidental, o que significa oportunidade de usar algo da moda japonesa sem se destacar na multidão, porque nele, não há regras do que usar, fica adequado às 4 estações do ano, ainda mais ao nosso clima tropical, pois permite o uso de peças mais curtas (na medida certa, nada de curto demais) e leves, é prático e barato dependendo do que comprar, aceita desde cores sóbrias até as candy, mais discreto para quem não quer ousar tanto, porque apesar de alguns estilos de moda japonesa serem fofos, não dá para ir vestido em todas as ocasiões. 



É um estilo em que se pode usar desde calça e tênis até vestidos, saias e sandálias, com ou sem estampas. Se quer adotar um look kawaii acessível a todos os gostos e bolsos, esse é seu estilo. A intenção é obter um impacto mais visual, brincando com cores e estampas de um jeito fofo, sem perder a noção de moda.


Dentre as marcas internacionais que oferecem opções ao estilo estão a Milk, Jane Marple, Baby Ribbon e Emily Temple Cute. Mas no Brasil, roupas assim são encontradas em lojas de quase todos os tipos e preços, já que dizer que existe uma marca otome oficial ainda não é possível. 



Otome Kei por vezes é confundido com o sub-estilo Casual Lolita, pois os dois possuem um visual semelhante em um primeiro momento. O Casual Lolita é um pouco mais formal do que o Otome Kei, pois ainda exige as peças feitas para Lolita em sua composição, Jumperskirt+blusa ou Jumperskirt+cutsew, saia+blusa ou saia+cutsew. 

Exemplos de Jumper Skirt

Exemplos de cutsew
Exemplos de Cutsew

Os cutsew são blusas casuais feitas pelas mesmas marcas que produzem as demais peças Lolita, porém com um toque fofo de babados e por vezes laços, uma estampa especial da marca que combina com as outras peças da coleção.


Portanto o otome kei é um estilo muito mais informal do que o Casual Lolita, apesar de bem coordenado.


O que usar em Otome?

Estampas fofas, de corações, flores, padrões, e cores diversas, saias e vestidos longos ou curtos, com ou sem silhueta, shorts e calças, blusas e camisetas cute, laços, sapatilhas, meias 3/4 estampadas ou não, sandálias, chapéus, e kitten heels ou short stilettos (aqueles saltos baixinhos tipo agulha), sem necessidade de tantas riquezas em detalhes como em outros estilos kawaii japoneses.


Os vestidos e saias para Otome normalmente não comportam muito bem uma anágua e muitas fazem o uso da gola peter pan, das manguinhas bufantes e de boinas.


Dependendo de como se usa, você pode adotar vários visuais: tipo um com cara mais kawaii, outro mais colegial, mais rock, mais elegante, ou seja, dá para sair, ir para o trabalho, para a escola, usando otome.


As saias possuem pouca ou nenhuma anágua para sua sustentação, criando assim um visual mais leve. Poucos e mais discretos acessórios de cabelo, juntamente com meias, calçados e penteados.


A maquiagem deve ser feita para ficar com ar de bonequinha natural, aplicando um pouquinho mais de blush, e o cabelo pode ter tranças e volume, ou ser liso com franja, principalmente reta. O que importa é ser prática, feminina e moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário