terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Kit Básico para a maquiagem Gyaru - #2


No artigo passado, vocês viram os principais itens utilizados na maquiagem gyaru, seguido por uma seqüência de imagens base para você se guiar. Porém, esse processo pode ser melhorado. Boa parte da melhora você irá conseguir com o tempo, adquirindo experiência à medida que você faz mais e mais makes. Mas claro, há outras partes que é importante dar a devida atenção que ainda não foi falado, vamos a elas:


Sobrancelhas
Sobrancelhas é algo que considero bastante pessoal, então acabarei redirecionando vocês um pouco. É importante sempre dar uma atenção ao seu tipo de rosto e qual sobrancelha combina com ele. Como regra geral, o ideal são sobrancelhas nem muito finas e nem muito grossas, até mesmo em gyaru é assim, comece a apurar mais o seu olhar para este item. Então se as suas sobrancelhas são grossas e cheias, provavelmente elas precisarão ser reduzidas, e se forem muito finas, podem ser preenchidas com lápis.

Se pode e prefere ir num profissional para retirar suas sobrancelhas, este é claramente o mais recomendado, há vários profissionais que tem uma experiência vasta neste ramo e designers especializados. Há basicamente, três modos de se retirar a sobrancelha:

Cera
Onde é retirado o excesso com cera, recomendado utilizar apenas na parte superior da pálpebra e de preferência a cera fria, já que a quente, corre risco de cair nos olhos e causar uma queimadura. A cera tem a vantagem de retirar completamente os pêlos e demorarem mais para crescer, porém pode causar flacidez na pele.

Linha
Altamente recomendada, pois tem a mesma eficiência da cera, onde os pêlos demoram um tempo maior para crescer, sem causar flacidez e também pode ser utilizada na parte inferior das sobrancelhas, assim como todo o rosto (buço, por exemplo). O acabamento, assim como a cera, é feito com a pinça.

Pinça
É a maneira mais comum de se retirar a sobrancelha e também utilizada na finalização, à desvantagem é que os pêlos crescem mais rapidamente e a vantagem é o maior controle da forma.
Todos encerram aparando as sobrancelhas com uma tesourinha. O custo pode variar de 5 a 20 reais, e a freqüência pode ser de uma semana a um mês aproximadamente. Você deve sempre estar retirando os excessos com a pinça em casa e voltar ao salão com perceber que sua sobrancelha está perdendo a forma.

Lembrando que as sobrancelhas das japonesas são mais “ralas” que de alguns ocidentais, então cuidado para não exagerar. As gyarus costumam aparar bem as sobrancelhas, uma dica de como fazer isto caso não tem o equipamento ideal é usar o pente fino e uma tesourinha (pode ser aquelas de unhas, elas também servem para aparar a parte superior e inferior), você verá como ela ficará mais leve. 

Outras práticas vistas são: clarear a sobrancelha num tom abaixo ou mesmo tom do cabelo e raspar o fim das sobrancelhas (esse por sua conta e risco, não recomendo para quem tem sobrancelhas grossas, já cometi esse erro).  E para finalizar é só passar um lápis para sobrancelha ou sombra e rímel transparente.

 

Contorno
Para se fazer o contorno você precisa de pó bronzeador ou pó compacto um tom acima da sua pele e o iluminador. Para a aplicação utilize um pincel grande e fofo, caso seu iluminador seja líquido, você pode aplicar com o pincel ou com o dedo. O contorno define melhor as formas do seu rosto e pode até dar um efeito de rosto mais fino. 

Agora, trazendo isto para gyaru, observe a imagem abaixo, na primeira foto (esquerda para a direita), as partes em azul e lilás são onde usará o pó bronzeador ou pó compacto e em rosa o iluminador (apesar de que discorde quanto a iluminar o queixo). A parte mais importante docontouring, esta no nariz, pois este já marca registrada das gals. 
Você dará o efeito de afinar o nariz, escurecendo os lados do nariz, da sobrancelha até a ponta e iluminando no centro. Se o seu nariz for muito grosso evite chegar o iluminador até a ponta e se for caído passe um pouco de bronzeador na ponta dele.
E para você que tem olheiras, aqui tem um vídeo com uma dica bem legal de como escondê-las com iluminador.


Pincéis
Há diversos tipos de pincéis e eles tendem a aperfeiçoar a sua maquiagem, pois dão um efeito mais homogêneo. Você pode encontrar diversos kits de pinceis por ai, alguns bem baratos, outros nem tanto, ou comprar avulso. Comprar pincel por pincel, normalmente é para quando você não gosta muito de certos pincéis da marca, mas de outro. Enfim, se a sua decisão é comprar algo de qualidade, porém aos poucos, recomendo que compre primeiro estes: pincel para pó compacto, pincel para blush, duo fiber (utilizado no contorno), pincel para sombra (de cerdas achatadas) e esfumaçar. Por que estes? Pois os outros itens podem ser passados quase sempre com o dedo. Posteriormente, vá comprando um a um. Recomendo bastante o pincel para base também. E lembre-se sempre de limpar os pincéis.


Fixadores
Os fixadores servem para dar um efeito de longa duração e potencializar sua maquiagem. Eles são recomendados para quem utiliza maquiagem por longos períodos ou quando você vai numa festa, sem precisar ficar retocando. Lembrando que uma boa base+pó, já fixa bem a sua maquiagem, então invista quando puder. Os tipos de fixadores são:

Spray
Os mais conhecidos, podendo ser usado antes e depois da maquiagem, ou ambos, se for do tipo seco. Eles formam uma espécie de capeamento na maquiagem. Não se esqueça de borrifar de longe.

Líquido
Deve ser aplicado depois da maquiagem, são menos comuns no Brasil, deve ser borrifada a meia distância. Ele retira o efeito mascará da make.

Utilizados no local do pó compacto, são translúcidos e servem para qualquer tipo de pele.

Primer
Ele auxilia na fixação da maquiagem, retira a oleosidade e fecha os poros da pele, permitindo que se absorva menos a maquiagem.  Os primers são mais específicos, existindo para lábios, olhos e face.


Limpeza
A limpeza deve ocorrer, antes e após o uso da maquiagem, afinal você quer manter sua pele bonita. Tem pessoas que crêem que o uso de maquiagem danifica a pele, porém o que danifica é a falta de limpeza desta. Cuidado redobrado caso tenha a pele oleosa. Por isso, deixa a preguiça de lado e vamos à limpeza, nada de dormir de maquiagem hein!

Faça uma esfoliação uma ou duas vezes por semana, deixando sua pele suave e macia, além de retirar as células mortas e desobstruir os poros.

Antes da maquiagem, utilize um produto de limpeza de sua preferência e enxague com água fria ou morna (água quente danifica a pele). Depois use um tônico facial, que serve para retirar as impurezas controlar o pH da pele, não esfregue o tônico, aplique dando batidinhas. E por último, utilize um hidratante com filtro solar.

Após a maquiagem, utilize um demaquilante próprio para a região dos olhos, que são muito sensíveis, utilize um algodão como auxílio e retire tudo. Então, utilize o demaquilante facial, que pode ser creme ou liquido (pode utilizar ambos). Finalize tonificando e passando um hidratante, pronto!
Ainda não tenho demaquilante, o que fazer? 

Dica: Use creme corporal, sim creme corporal! Coloque um pouco num algodão, umedeça com água e retire o excesso de maquiagem, não arde! Pode esfregar. Posteriormente, utilize uma solução de limpeza profunda (tipo Leite de Rosa ou Leite de Colônia), não chegue muito próximos aos olhos e hidrata.


Agora que você já sabe tudo que precisa, é hora de maquiar! Veja revistas, olhe vídeos no youtube, tutorial de blogs, pesquise! Tenha consciência que o rosto das japonesas é diferente do seu e possivelmente você terá que adaptar a maquiagem, por isso, você deve testar os diversos tipos de maquiagem. Então deixe a preguiça de lado, abra seu necessaire fique de frente a um espelho e mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário