segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Decora


Decora é um dos estilos das ruas japonesas mais antigos e conhecidos pelo mundo. O nome vem do inglês “Decoration” (decoração) e obviamente faz alusão ao visual incrivelmente ornamentado com muitos, muitos acessórios. 



O estilo nasceu nos anos 90, durante a explosão criativa de visuais nas ruas de Tóquio, mas ainda pode ser encontrado por lá, embora eu pessoalmente ache que ela é mais expressiva no Ocidente. A revista “Fruits” foi a responsável pela divulgação do estilo na época. 


Não é preciso ter um padrão certinho para roupas, use algo confortável e colorido, e vá adicionando acessórios no cabelo, colares, brincos, broches, pulseiras, anéis, bottons, não há limite para a imaginação.



Seu começo é atribuído à Tomoe Shinohara, cantora, atriz, estilista, produtora e artista. Reconhecida por seu imenso talento artístico, Shinohara começa como apresentadora de programas de televisão e aqui no Ocidente talvez seja mais lembrada como cantora da abertura do anime “Kodomo no Omocha” com a músca “Ultra Relax”, onde já demonstra um visual de garotinha alegre e sapeca.
Essa de certa forma ainda representa o espírito do Decora, brincar descompromissadamente com a aparência, de forma alegre, confortável e colorida.



A modelo japonesa Haruka Kurebayashi é um ícone atual para os estilos coloridos de Harajuku, incluindo Decora. Junnyan, criador do Harajuku Fashion Walk e músico, também pode ser considerado um ícone versão masculina.




O principal ponto para se encontrar produtos é a loja 6% Doki Doki. Idealizada por Sebastian Masuda, a loja acompanha a evolução do estilo desde os anos 90 e de certa forma também ajudou a formá-lo. A loja hoje em dia possui produtos para diversos estilos, incluindo Decora, Fairy Kei eLolita.



O estilo dos anos 90 se apegava a cores fortes e primárias mas atualmente isso já se dissolveu um pouco com a inclusão de muitos tons pastéis. O Decora foi estilo antecessor ao Fairy Kei e hoje em dia tem como principal diferença a ausência de um tema específico (que no caso do Fairy Kei seria os anos 80) e uso extremo de acessórios diversos.

Fontes e recomendações
+ Fotos por Harajuku Kids http://junnyan.blogspot.com.br
+ 6% Doki Doki – http://6dokidoki.shop-pro.jp/
+ Tomoe Shinohara – http://www.tomoeshinohara.net/
+ Haruka Kurabayashi – http://vk.com/haruka_kawaii
+ Tokyo Fashion – http://tokyofashion.com/


Fonte: Harajuku BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário